REC 2018 - XIV Jornadas sobre Sistemas Reconfiguráveis

As XIV Jornadas sobre Sistemas Reconfiguráveis (REC 2018) têm como objetivo reunir a comunidade científica nacional com atividade e interesses em torno dos sistemas eletrónicos reconfiguráveis, com ênfase nos dispositivos digitais programáveis designados por FPGA (Field Programmable Gate Array).

Pretende-se para estas jornadas a apresentação de comunicações de vários tipos, sobre trabalhos consolidados ou em curso, a apresentação e debate de ideias e experiências em torno de trabalhos já desenvolvidos, trabalhos de mestrado concluídos, projetos de doutoramento em desenvolvimento, projetos em busca de parcerias, projetos nacionais/internacionais em curso ou a iniciar, experiências pedagógicas ligadas ao ensino dos sistemas reconfiguráveis, ou quaisquer outros temas com interesse para a comunidade. Assim, procura promover-se o conhecimento e o debate de ideias e de casos, potenciar a criação de possíveis colaborações futuras e facilitar a integração de novos membros no ambiente científico.

Os tópicos de interesse abrangem todos os aspetos ligados à conceção, projeto, implementação, teste, aplicações e ensino de sistemas (eletrónicos) reconfiguráveis, incluindo, mas não estando limitados a:

- Metodologias de projeto

- Ferramentas de apoio ao projeto

- Arquiteturas de sistemas e de dispositivos

- Sistemas embutidos

- Computação de alto desempenho

- Aplicações de processamento digital de sinal

- Teste e verificação

- Tolerância a falhas

- Prototipagem e emulação de hardware

- Reconfiguração (parcial) dinâmica

- Co-projeto hardware/software

- Aplicações (científicas e industriais)

- Estudo de casos

- Utilização no ensino

Na parte formal das Jornadas, com revisão e publicação nas atas, os tipos de comunicações incluem:

- Artigos descrevendo trabalhos consolidados ou em progressão, nomeadamente de estudantes de mestrado ou doutoramento, ou desenvolvidos no âmbito de projetos em fase de conclusão ou finalizados (artigos longos até 8 páginas, ou curtos até 4 páginas).

- Pósteres apresentando projetos em fase inicial, ideias para propostas de projetos, metodologias de ensino ou outras (até 2 páginas).

Na parte mais informal das Jornadas, serão consideradas propostas (com a extensão máxima de 1 página) com uma descrição do trabalho, projeto, ideia ou tema a apresentar para debate em painéis, tendo por base:

- Trabalhos/projetos de mestrado/ doutoramento em curso

- Novos projetos em busca de parcerias

- Projetos nacionais/internacionais em curso ou a iniciar

- Novas experiências pedagógicas ligadas ao ensino dos sistemas reconfiguráveis

- Ideias/temas para debate em painel

- Trabalhos relevantes já apresentados anteriormente em outros fóruns