Apesar da enorme utilização da máquina de indução magnética, ela foi inventada ainda no século XIX por Nikola Tesla. Hoje em dia mais de 80% dos motores elétricos utilizados na indústria são motores de indução. Daí este tipo de motores serem responsáveis pelo consumo de mais de 50% da energia produzida por uma nação industrializada.
A máquina de indução pode ser utilizada como motor ou como gerador, no entanto o seu desempenho como gerador não é satisfatório para muitas aplicações pelo que é raramente utilizada como tal. Assim esta máquina é principalmente utilizada como motor. Existem vários tamanhos utilizados para o motor de indução, os mais pequenos encontram-se em aparelhos domésticos tais como máquinas de lavar a roupa, máquinas de fazer sumo e máquinas de cortar a relva. Máquinas de maiores dimensões são utilizadas em bombas de água, compressores e na indústria fabril.
Desde sempre se tem vindo a desenvolver metodologias de fabrico e novas tecnologias de modo a tornar os MIs mais eficientes e duradores. Esta máquina elétrica é parte essencial na indústria de hoje em dia, levando a grandes perdas monetárias e muitos transtornos aquando da sua avaria. Muitos métodos de deteção de avarias, com vista ao diagnóstico atempado da mesma têm sido desenvolvidos. No entanto, parte fulcral deste mecanismo de deteção incide nas pessoas por eles responsáveis, sendo assim importante fornecer uma educação capaz acerca das avarias, da sua deteção e diagnóstico.
O sistema desenvolvido no âmbito deste projeto permite a realização de vários ensaios em ambiente laboratorial, aqui, o aluno pode testar o funcionamento de um motor de indução durante várias avarias. Deste modo é possível melhorar a formação de profissionais nesta área tornando-os mais competentes nesta área. Apesar disso, existem alguns conhecimentos que o aluno deve ter para compreender as avarias em motores de indução. Em primeiro lugar é bastante importante o conhecimento da máquina em si, os seus constituintes e o seu modo de funcionamento. É também necessário existir um conhecimento relativo às avarias que incidem na máquina, as suas causas e consequências. Para além disso um profissional desta área deve também compreender e conhecer os métodos utilizados para detetar avarias. Deste modo, com o objetivo de tornar este sistema mais completo, foi criado um documento que aborda todos estes temas. Assim o utilizador deste sistema adquire não só o conhecimento empírico mas também o conhecimento científico do assunto.
O download do documento pode ser efetuado em baixo: