As XIV Jornadas sobre Sistemas Reconfiguráveis têm como objetivo reunir a comunidade científica nacional com atividade e interesses em torno dos sistemas eletrónicos reconfiguráveis, com ênfase nos dispositivos digitais programáveis designados por FPGA (Field Programmable Gate Array).
Este ano, para além das apresentações habituais de trabalhos, vamos ter uma competição aberta a toda comunidade, em particular a estudantes.
Pretende-se para estas Jornadas a apresentação de comunicações de vários tipos, sobre trabalhos consolidados ou em curso, a apresentação e debate de ideias e experiências em torno de trabalhos já desenvolvidos, trabalhos de mestrado concluídos, projetos de doutoramento em desenvolvimento, projetos em busca de parcerias, projetos nacionais/internacionais em curso ou a iniciar, experiências pedagógicas ligadas ao ensino dos sistemas reconfiguráveis, ou quaisquer outros temas com interesse para a comunidade. Assim, procura promover-se o conhecimento e o debate de ideias e de casos de aplicação, potenciar a criação de possíveis colaborações futuras e facilitar a integração de novos membros no ambiente científico.
Os tópicos de interesse abrangem todos os aspetos ligados à conceção, projeto, implementação, teste, aplicações e ensino de sistemas (eletrónicos) reconfiguráveis, incluindo, mas não estando limitados a:
· Aplicações de processamento digital de sinal
· Aplicações (científicas e industriais)
· Arquiteturas de sistemas e de dispositivos
· Computação de alto desempenho
· Co-projeto hardware/software
· Estudo de casos
· Ferramentas de apoio ao projeto
· Metodologias de projeto
· Prototipagem e emulação de hardware
· Reconfiguração (parcial) dinâmica
· Sistemas embutidos
· Teste e verificação
· Tolerância a falhas
· Utilização no ensino
Na parte formal das Jornadas, com revisão e publicação nas atas, os tipos de comunicações incluem:
· Artigos descrevendo trabalhos consolidados ou em progressão, nomeadamente de estudantes de mestrado ou doutoramento, ou desenvolvidos no âmbito de projetos em fase de conclusão ou finalizados (artigos longos até 8 páginas, ou curtos até 4 páginas).
· Pósteres apresentando projetos em fase inicial, ideias para propostas de projetos, metodologias de ensino ou outras (até 2 páginas).
Na parte mais informal das Jornadas, serão consideradas propostas (com a extensão máxima de 1 página) com uma descrição do trabalho, projeto, ideia ou tema a apresentar para debate em painéis, tendo por base:
· Trabalhos/projetos de mestrado/ doutoramento em curso
· Novos projetos em busca de parcerias
· Projetos nacionais/internacionais em curso ou a iniciar
· Novas experiências pedagógicas ligadas ao ensino dos sistemas reconfiguráveis
· Ideias/temas para debate em painel
· Trabalhos relevantes já apresentados anteriormente em outros fóruns